Capacete oferece praticidade e segurança aos ciclistas

Capacete de ciclismo, biodegradável e dobrável |

O “EcoHelmet” é um capacete extremamente prático, resistente e reciclável

Capacete desenvolvido pela designer norte-americana Isis Shiffer. Trata-se de um capacete dobrável, feito a partir de papelão, totalmente biodegradável.

 

O EcoHelmet obtém a sua força de camadas de papel reciclado, que são tecidas em uma estrutura de semelhante a de um favo de mel, e pode ser facilmente dobrado para o transporte e armazenagem quando não necessário.


 

O uso do capacete ainda é um dos pontos divergentes entre os ciclistas no mundo inteiro. Por não ser obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele acaba sendo rejeitado por muitos dos que pedalam. Entre os motivos que levam a esse desinteresse pelos capacetes estão os altos custos e a pouca praticidade, já que usar o acessório também significa carregá-lo após finalizar o trajeto.
 

Mas, o EcoHelmet consegue resolver estes dois problemas. Por ser feito em papelão, ele custa muito pouco. Segundo a designer, que já foi premiada internacionalmente e, inclusive, ganhou apoio para produzir o equipamento em larga escala, os capacetes devem custar US$ 4 e podem ser comercializados em máquinas de rua, instaladas em pontos estratégicos por onde passam os ciclistas.


O único capacete dobrável feito de papel criado e desenvolvido por Isis Shiffer, uma pós-graduada do Instituto Pratt of Design, em Nova York. Esta semana ganhou o prestigioso Prêmio James Dyson para o projeto.

Isis Shiffer a criadora do EcoHelmet explica um pouco mais sobre a sua inspiração, estrutura e funcionalidade. 

“EcoHelmet passou por vários estágios de desenvolvimento para chegar a um projeto que ambas as obras e parece ser bom”, disse Shiffer.
 “Protótipos iniciais funcionou, mas parecia abacaxis; protótipos intermediários parecia grande e se desfez “.“O projeto final, três bloco é totalmente funcional e ecoa os capacetes de couro da década de 1970”, acrescentou. “Foi importante para mim para manter o preço mais baixo possível eo olhar tão universalmente atraente quanto eu poderia.”

O site EcoHelmet escreve:

Como pode usar share bicicleta ser uma experiência mais segura e menos estressante? Quase noventa por cento dos usuários compartilham bicicleta não usam capacetes, e quase todos relatam sentir inseguro na estrada. EcoHelmet é um capacete dobrar de baixo custo que podem ser adquiridos no local e reciclados quando no final do passeio.
Construído a partir de papel reciclado impermeabilizada num padrão radial do favo de mel, EcoHelmet absorve golpes de qualquer direcção de forma tão eficaz como o poliestireno tradicional. Ele se dobra para fácil vending e se encaixa a maioria dos tamanhos de cabeça.

Para elevar a resistência, mas não o impacto ambiental da produção, a designer já planeja uma mudança no desenho do produto. Isis pretende usar uma cera natural e biodegradável para que o papelão se torne à prova d’água.

Quando o capacete estraga, o ciclista precisa apenas descarta-lo junto com os outros materiais recicláveis, já que ele pode ser totalmente reaproveitado.

 
Fonte: Dezeen : EcoHelmet
 
 
Compartilhar:


Deixe seu comentário


Receba nossas novidades